segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ENCONTRO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO E DIÁLOGO NA ESCOLA MUNICIPAL JAIR DE OLIVEIRA



No dia 17 de agosto, aconteceu na Escola Municipal Jair de Oliveira um encontro de educadores promovido pela Pastoral da Educação e do Diálogo.
                       Estiveram presentes além dos funcionários da escola, alunos, ex-alunos, a professora Maria Alice, a coordenadora da Pastoral Marilda Umbelina e o assessor diocesano  da Pastoral da Educação e Diálogo Ecumênico e inter-religioso Frei Valdo.
                       Foi um momento muito especial onde pudemos refletir sobre realidades relacionadas à ação de educar.
                       O ministério de música foi formado pelas ex-alunas do Jair de Oliveira Aline Leal e Ana Cláudia, acadêmicas dos cursos de Administração e Matemática da Unimontes  e pelo estudante Luiz Gustavo da E.E.Maria da Conceição Rodrigues Avelar.
                       Logo na entrada, os professores foram recebidos pelos alunos André e Gabriele(estudantes do 7º ano da escola) com uma bacia de rosas, ao som da música Mãos que oferecem rosas.A professora Maria Inês fez a abertura falando sobre o trabalho da pastoral, fizemos a Oração do Educador , a professora Maria Alice nos presenteou com uma palestra sobre relações humanas,ela nos propôs uma viagem através da qual fizemos uma análise de nossas relações pessoais e interpessoais, dentro e fora de nosso ambiente de trabalho.Como fechamento de sua fala, nos apresentou um vídeo a respeito da relação do homem com o mundo, as transformações, o tempo e o poder da visão.
                       Em seguida, fomos agraciados com a presença do Padre Valdomiro, o conhecido Frei Valdo que nos falou sobre o grande desafio de educar evangelizando em tempos tão difíceis. Suas palavras tocaram fundo , era visível a emoção dos professores e demais funcionários, com certeza, muitos enxergaram naquele instante, formas de repensar suas relações com colegas e alunos.
                       A diretora Elza Matos aproveitou o momento para estabelecer um diálogo aberto com todos os funcionários da Escola, foi um momento de muita emoção.
                       Dando sequência ao encontro, as ex-alunas fizeram uma homenagem aos professores relembrando a importância de muitos que estavam ali em suas vidas. Para finalizar, cantaram a música “AO MESTRE COM CARINHO”.
                       Como professora e educadora há mais de treze anos, confesso que nunca participei de um encontro em uma escola tão agradável e tocante, os olhos dos professores e demais funcionários brilhavam refletindo claramente seus sentimentos mais profundos. Em nome da Escola Municipal Jair de Oliveira, deixo aqui o meu profundo agradecimento a todos os envolvidos neste encontro e em especial à Pastoral da Educação e Diálogo.


PROFESSORA LEILA MARIA COSTA SILVA 






















quinta-feira, 30 de maio de 2013

MANHÃ DE TEATRO NA ESCOLA MUNICIPAL JAIR DE OLIVEIRA

Na manhã do dia 28 de maio, tivemos um momento delicioso em nossa escola. Foi apresentada a peça teatral Esmeralda na trilha da leitura como momento de lançamento do Projeto literário desenvolvido pela SME de Montes Claros. O mais interessante foi que a peça foi escrita, encenada e dirigida pelos próprios professores que deram um show. Na história, Esmeralda é uma menina que não sai do facebook, sua mãe incomodada com isso, começa a ler para ela o livro "O PEQUENO PRÍNCIPE",Esmeralda adormece e começa a receber em seu quarto personagens famosos da literatura infanto-juvenil como O MENINO DO DEDO VERDE E GREG HEFLEY DO DIÁRIO DE UM BANANA. No final da história, Esmeralda convida os amigos Gil e Pris para desenvolverem um projeto literário cujo nome é MONTES CLAROS NA TRILHA DA LEITURA.Os nomes Esmeralda, Gil e Pris são uma referência aos livros O MEDO E A TERNURA E PROVA DE FOGO de Pedro Bandeira.



PROJETO MONTES CLAROS NA TRILHA DA LEITURA

FALA DE BEATRIZ(supervisora): Hoje, teremos um momento especial, o lançamento do projeto Montes Claros na trilha da leitura em nossa escola. Para que vocês possam refletir a respeito da importância da leitura em nossas vidas, iremos apresentar uma peça teatral baseada em histórias da literatura infanto-juvenil. Com vocês, Esmeralda na trilha da leitura.






MÚSICA 1 TEMPOS MODERNOS – JOTA QUEST(início da peça)-entra Esmeralda e senta no computador.

Mãe: Esmeralda, você já está nesse face boock de novo, não cansa não é?

Esmeralda: Em primeiro lugar mãe, não é face book e sim facebook, e não estou no facebook, mas sim procurando o resumo de um livro que a professora passou.

Mãe : e que livro é, afinal?

Esmeralda: ah, é um tal de Pequeno Príncipe.

Mãe: Nossa! Este livro é maravilhoso, li quando tinha sua idade, mas você não acha melhor ler o livro do que ficar pesquisando resumo na internet? Venha cá que tenho uma surpresa para você.

      (A mãe retira do baú o livro do Pequeno príncipe e começa a ler o primeiro capítulo, Esmeralda fica encantada, mas acaba adormecendo, a mãe deixa o livro ao lado dela e sai reclamando)

 Mãe: essa Esmeralda não quer saber de mais nada a não ser de internet.Esses jovens de hoje, ai,ai!

Esmeralda acorda e ao seu lado vê um menino loiro.

MÚSICA 2 -BE HAPPY(entrada do pequeno príncipe)

Esmeralda: Quem é você?

Pequeno Príncipe: Sou o Pequeno príncipe ora, nunca ouviu falar de mim?

Esmeralda: Não me diga que você é o garotinho do livro que minha mãe estava lendo?Nossa, que legal, muito irado!

Pequeno Príncipe: Por favor, desenha-me um carneiro?

Esmeralda: Mas eu não sei fazer desenhos.

Pequeno Príncipe: ah, por favor vai, desenha-me um carneiro?

Esmeralda: tá, eu vou desenhar prá você me deixar em paz.

Esmeralda: Toma, agora para de me encher o saco e vai embora.

Pequeno Príncipe: Não, este já está muito doente, desenha-me outro.

Esmeralda: AI, QUE MENINO CHATO!Toma.

Pequeno Príncipe: Isso não é um carneiro, mas sim um bode. Quero um carneiro.

 Esmeralda: ah! Já tô ficando nervosa.(pega o caderno e desenha outro e entrega para ele)

Pequeno Príncipe: Ah não , este aí é muito velho.

Esmeralda: Já estou cansada de você, só sabe falar carneiro, carneiro, é o ultimo que eu faço, heim?

Esmeralda: toma, esta é a caixa, o carneiro está aí dentro.

Pequeno Príncipe: era assim mesmo que eu queria! Darei muito capim para ele.Tchau Esmeralda, vou viajar pelo universo afora em busca de amigos, estou com saudades da minha rosa, quando vi você me lembrei dela, nunca se esqueça: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

Narrador: E lá se foi o principezinho em busca de amigos. Esmeralda, confusa com o que tinha acontecido, Esmeralda volta a dormir, quando de repente, chega mais alguém e começa a acariciá-la.


Esmeralda: Ei!  O que faz aqui? Sei quem é você, li o seu livro quando estava no 6º ano,seu livro está aqui no baú da mamãe,(ela pega o livro) aliás, não sei por que não gosto mais de ler? Você é o, é o...

Tistu: muito prazer, eu sou o Tistu, o famoso menino do dedo verde. Aceita uma rosa?

Esmeralda: Não só uma, mas gostaria que você enchesse o meu quarto de rosas.

Tistu: é prá já.

Música 3- Mais que amigos-Anjos de Resgate

Narrador: enquanto Tistu enchia o quarto de rosas, desapareceu rapidamente como se fosse um anjo.

 A menina Esmeralda ficou bem “encucada” com o que havia acontecido e resolveu revirar o baú de sua mãe, quanto mais olhava, mais livros interessantes encontrava.

Esmeralda: Ei, não sabia que mamãe gosta de ler O diário de um Banana, é uma febre entre os adolescentes do mundo inteiro.

(Neste momento, entra Greg Refley com várias histórias em quadrinhos)

Música 4- Total eclipse of the heart

Esmeralda: Há não, só me faltava essa, é você Greg, aqui no meu quarto, parece que estou ficando louca, meu quarto virou mesmo um hospício.

Greg: silêncio Esmeralda, estou me escondendo do Rowley, acabo de criar tirinhas novas para o jornal da escola e não quero que ele saiba, senão vai copiar o meu “êpa neném” como fez da outra vez.

Esmeralda: tudo bem Greg, mas você tem que me prometer que irá me colocar como próximo personagem nas tirinhas que você faz para o jornal da escola.

Greg: tudo bem Esmeralda, agora deixa eu ir, não quero que meu irmão Rodrick saiba que vim parar nessa história de menininha, ele irá me zoar pelo resto da vida.

Esmeralda: tudo bem Greg, até logo.

Esmeralda:nossa! Não aguento guardar isso só para mim, tenho que COMPARTILHAR COM ALGUÉM.

NARRADOR: Esmeralda senta no computador e entra no faceboock, logo de cara, encontra no bate-papo seus melhores amigos Gil e Pris e manda uma mensagem,”preciso falar com vocês, não imaginam como o babado é forte”.

(Gil e Pris entram no quarto)

Esmeralda: Oi amigos, precisamos conversar. (eles sentam-se próximos ao baú)

 Esmeralda: Vocês não vão acreditar, pensei que era um sonho, mas apareceram no meu quarto um monte de personagens de livros,conversei com eles, até flores Tistu jogou no meu quarto, Greg Refley prometeu que vai me colocar no jornal de sua escola, cara, foi muito massa!

Gil: que história legal Esmeralda! Por que não nos ligou quando eles passaram por aqui?

Pris: isso mesmo, você é uma amiga traidora.

Esmeralda: eu sei que vocês adoram ler, por isso lembrei de chamá-los.

Gil: tive uma ideia garotas, que tal se usássemos o face boock para divulgarmos um projeto literário, vamos convidar todos os nossos amigos, compartilhar nossas ideias e todo tipo de leitura que gostamos.

Esmeralda: isso mesmo, podemos chamar nosso projeto de Montes Claros na trilha da leitura,temos que movimentar toda a cidade, não só através da internet, mas nas ruas, nas rádios, nos jornais , em todos os lugares

Pris: isso mesmo, galera, com certeza iremos ganhar muitas CURTIDAS.


NARRADOR: Pris,  Gil e ESMERALDA divulgaram seu projeto levando livros e textos pelos mais variados espaços da cidade, conquistando a todos e tornado-os, assim como eles, amantes da literatura.

 MÚSICA 5- TODA FORMA DE AMOR(SAMBÔ)

Levar o baú e distribuir textos

NARRADOR: e assim, com o sucesso do projeto Montes Claros na trilha da leitura criado por Gil , Pris e Esmeralda, todos naquela cidade passaram a ler os mais variados tipos de leitura: contos, crônicas, notícias, reportagens, poemas...

DECLAMAÇÃO DE POEMA POR INÊS(MÃE)























domingo, 21 de abril de 2013

PROJETO LER É VIVER

 Durante este primeiro semestre de 2013, estou construindo com minhas turmas do 7º ano da E.M.Jair de Oliveira um projeto literário que traz como foco livros da literatura infanto-juvenil.Apresentei a meus alunos livros belíssimos como O Pequeno Príncipe, O menino do dedo verde, O caso da borboleta Atíria, Prova de Fogo, O medo e a ternura, O grande desafio, Sonhos Grilos e Paixões. O alunos puderam escolher um livro, fazer sua leitura e produzir um portfólio com reconto e ilustrações, além disso, estamos realizando recontos orais sobre as histórias e transposição de gênero, ou seja, produção de cartazes,histórias em

quadrinhos, cartas, entre outros gêneros textuais, a partir das histórias e dos personagens dos livros.






























quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oi! Hoje gostaria de falar sobre um trabalho muito importante apresentado na Escola em que trabalho. Como já citei em postagem anterior, realizei, juntamente com minhas turmas do sétimo ano, o estudo do livro Prova de Fogo de Pedro Bandeira.No sétimo ano , temos uma aluna bastante "ESPECIAL", especial em todos os sentidos da palavra: esperta, sapeca,eficiente,capaz,inigualável,alegre e Livre, livre para quebrar barreiras entre a Língua dos surdos e o nosso Português tão cheio de regras e verbos. Jéssica nos apresentou hoje, através da linguagem de sinais: Libras, o livro Prova de Fogo. Como já descrevi, realizei em sala de aula, a leitura do livro e enquanto eu lia, a intérprete de Libras Rosemary traduzia para ela. Apesar de ainda não conhecer plenamente a Língua dos sinais, digo ainda porque logo, logo estarei fazendo um curso, penso que para Jéssica existe uma barreira entre a sua Língua e a nossa Língua Portuguesa. Gostaria de elogiar o trabalho conjunto da intérprete Rosemary e da vice-diretora Rita Cristo que em equipe, construíram um livro com os personagens de Prova de Fogo para que Jéssica pudesse entender melhor a história , Rosemary foi capaz de sintetizar as ideias principais da obra e Rita, com um dom único, que claro, é mesmo DIVINO, realizou as ilustrações. Jéssica recebeu ajuda ainda da auxiliar de docência Milca e da professora da Sala Multifuncional Rosângela, além do apoio da diretora Elza, da vice-diretora Josefa e das supervisoras Beatriz e Lucirene.Durante a apresentação de Jéssica, foram expostas imagens do livro para que ela pudesse manter uma sequência de ideias, com a ajuda da interprete Rose, Jéssica agiu tão naturalmente que até o nervosismo típico de quem fala para uma plateia, conseguimos notar. Mas ela realmente brilhou, brilhou no sentido literal da palavra, como uma estrela que em nada se diferencia das demais do sétimo ano C.