domingo, 10 de novembro de 2013

ATIVIDADES PARA O NONO ANO

BLOCO 1

Leia 1 o texto abaixo e responda à questão seguinte.

O REMÉDIO

    O médico pergunta ao paciente:
     _ O senhor tomou o remédio que eu lhe receitei? O paciente responde: 
     _Impossível doutor. O vidro tinha um rótulo que dizia 
     "Conserve fechado".

Questão 1 (D16) - Há um traço de humor no seguinte trecho:

A. ―O médico pergunta ao paciente:

B. ―O senhor tomou o remédio que eu lhe receitei?

C. “O paciente responde: - Impossível doutor.”

D. O vidro tinha um rótulo que dizia: ―Conserve fechado.

Leia o texto 2 abaixo e responda à questão seguinte.

Só falta o Boto, disse o saci, impaciente. Se tivesse alguma moça aqui, ele já teria chegado para seduzi-la, comentou a serpente emplumada. Também acho, concordou o lobisomem. - Só que eu já teria apavorado. Ouviram nesse instante um rumor à margem do rio. Era o boto saindo das águas na forma de um belo rapaz. Fonte: Contos populares para criança.


Questão 2 (D14) - O segmento que indica uma opinião é:

A. ―Do meio das folhagens, saltou o lobisomem...
B. ―Ouviram nesse instante um rumor à margem do rio.
C. “Se tivesse alguma moça aqui, ele já teria chegado para seduzi-la...”
D. ―Todos os anos eles se reuniam na floresta.

Leia o texto 3 e responda à questão seguinte.

A VOLTA DO GUERREIRO

   Os homens que voltaram da guerra traziam feridas e pesadelos. Encontraram suas amadas indiferentes. Passara tanto tempo que algumas nem se lembravam deles e muitas tinham estabelecido novos amores.
   Uma, entretanto, permaneceu lembrada e fiel e atirou-se com fúria passional aos braços do ex-guerreiro. Ele a repeliu, dizendo:- Não quero mais ver a guerra diante de mim. - Eu não sou a guerra, sou o amor, querido, respondeu-lhe a mulher, assustada.
   - Você é a imagem da guerra, você me agarrou como o inimigo na luta corpo a corpo, eu não quero saber de você. - Então farei carícias lentas e suaves. - O inimigo também passa a mão de leve pelo corpo do soldado caído, para tirar o que houver no uniforme. - Ficarei quieta, não farei nada. - Não fazer nada é a atitude mais suspeita e mais perigosa do inimigo, que nos observa para nos atacar à traição.
   Separaram-se para sempre.

 Fonte: www.algumapoesia.com.br

Questão 3 (D15) - Em "―Uma ,entretanto, permaneceu lembrada e fiel...", a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração do sentido original ou incoerência da frase por:

A. Mas.

B. Pois.

C. Porquanto.

D. Contudo.

Leia os períodos abaixo e responda à questão seguinte.

I- Os jogadores que foram criticados pelo técnico pretendem sair do clube.

II- Os jogadores, que foram criticados pelo técnico, pretendem sair do clube.

Questão 4 (D17) - Das alternativas que se seguem, qual está correta em relação ao efeito de sentido gerado pela presença ou ausência das vírgulas nos períodos:

A. O período II restringe um grupo de jogadores.

B. O período I refere-se a apenas um grupo de jogadores.

C. O período II afirma que apenas os jogadores criticados sairão do clube.

D. O período I afirma que todos os jogadores pretendem sair do clube
.
Questão 5 (D3) - Na frase "―Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. - Feliz Ano Novo!", a palavra sublinhada pode ser entendida como:

A. Pouca felicidade.

B. Média felicidade.

C. Muita felicidade.

D. Nenhuma felicidade.

Leia o texto 5, que se segue, e responda à questão seguinte:

Busca da Identidade

Ele não sabe mais quem é: deixa de ser criança para ser adulto, mas ainda não o é. Por isso a necessidade de experimentar tudo, no que se refere a formas de pensar e agir. Então ele muda de opinião facilmente, procura as primeiras ―experiências sexuais‖ ou testa novos estilos de música. Para encontrar sua identidade, ele também precisa de responsabilidade sociais. (...) Folha de s. Paulo 04/07/2002.

Questão 06 (D4) - O texto fala sobre uma etapa muito importante na vida de:
A. Pessoas adultas.
B. Crianças.
C. Adolescentes.
D. Idosos.

Leia o texto 6 e responda às questões 07 e 08.

Curiosidade ambiental

O Planeta terra também poderia ser chamado de planeta água, já que dois terços de sua superfície estão cobertos por ela. A maior parte é de água salgada, que forma os mares e oceanos. Apenas 2,59% de todo esse volume é doce e própria para consumo do homem. Desse número, mais da metade existe sob forma de água congelada ou subterrânea. O restante, cerca de 1%, está na superfície.
O Brasil é um dos países mais ricos em água doce do mundo. Seu território concentra 17% de todas as reservas de H2O do planeta. Apesar de abundante, esse recurso natural não é eterno. Por isso é tão importante não poluir nascentes, rios e mares, bem como evitar o desperdício.
Nem todos os países têm a mesma sorte do Brasil. No Oriente Médio, por exemplo, a água é motivo de disputa entre os povos e chega a valer mais que o petróleo. Hoje, cerca de um bilhão, dos seis bilhões de habitantes da terra não têm acesso à água doce do mundo.
Essas constatações deram origem a um estudo que prega a necessidade de se cobrar pelo uso desse recurso no Brasil. Os valores seriam diferentes para o setor industrial e o setor agrícola e, mais importante, garantiriam seu uso racional e também o aumento da oferta.

Fonte: Estado de Minas 5/2005

Questão 07 (D2) - Na frase" ―Desse número, mais da metade existe sob a forma de água congelada ou subterrânea", a expressão sublinhada refere-se ao:

A. Volume total de água do Planeta terra.

B. Volume de água que está na superfície.

C. Volume de água doce existente no planeta.

D. Volume de água poluída existente no planeta.

Questão 08 (D15) - Na frase "Os valores seriam diferentes para o setor industrial e o setor agrícola e, mais importante, garantiriam seu uso racional e também o aumento da oferta." As formas verbais sublinhadas indicam:

A. Certeza.
B. Possibilidade.
C. Afirmação.
D. Incoerência

Leia o texto para responder às questões de 09 a 11.

Quem inventou o hambúrguer?

Conheça a história dessa iguaria que surgiu na época dos cavaleiros tártaros!
Do jeito que conhecemos, o hambúrguer foi preparado pela primeira vez pelo americano Walter Anderson, na lanchonete White Castle, no Kansas, em 1916.
Mas, a história do lanche é mais antiga: o hambúrguer surgiu a partir dos cavaleiros tártaros, que carregavam carne crua embaixo da sela quando galopavam. Na hora do rango, o bife já tinha se tornado uma pasta! Entre os séculos XII e XIII, eles apresentaram a delícia aos hamburgueses, na Alemanha, e a carne ganhou o nome atual.
A novidade só chegou aos Estados Unidos em 1904. Os marinheiros foram os primeiros a saborear o lanche: colocaram a carne entre dois pães para comer algo enquanto trabalhavam.

Texto: Débora Zanelato, Julia Moióli e Juliana Caldas. Foto: Shutterstock.

Questão 09 (D6) - O texto traz como assunto principal:

A. A história dos cavaleiros tártaros.
B. A data de surgimento do hambúrguer nos Estados Unidos.
C. A história do surgimento do hambúrguer no mundo.
D. A forma como os marinheiros carregavam a carne.

Questão 10 (D3) - A expressão "rango", presente na 5ª linha do texto, é uma gíria que significa:

A. Refeição.
B. Algo delicioso.
C. Atividade física.

D. Carne crua.

Questão 11 (D15) - A palavra "mas" que introduz a terceira linha do texto "mas a história do lanche é mais antiga", permite-nos concluir que:

A. Os norte-americanos criaram o hambúrguer.
B. Existe uma versão mais antiga para o surgimento do hambúrguer, diferente da citada nas duas primeiras linhas do texto.
C. O hambúrguer é mais saboroso nos Estados Unidos.

D. Os alemães produzem melhores hambúrgueres.

Leia o texto abaixo.

EDIÇÃO JÚNIOR DO DICIONÁRIO AURÉLIO TEM VERBETES COMO 'PERIGUETE' E 'TUITAR'

Palavras como "periguete", "tuitar" e outras expressões que circulam nas bocas das novas gerações estão entre os 30 mil verbetes do dicionário Aurélio Júnior. O lançamento do manual foi realizado na 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Também foi incorporado ao dicionário um novo significado para o verbo "ficar", que virou "trocar carícias sem compromisso de namoro". Expressões usadas na internet, como "baixar" e "blogar" também ganharam espaço no livro, que foi preparado para atender estudantes dos ensinos fundamental e médio. O pedido de Dilma Rousseff para ser chamada de "presidenta" refletiu na reintegração do termo ao manual. O verbete bullying, muito comentado na mídia este ano, também foi incorporado. Para entrar para o dicionário, uma nova expressão leva em torno de cinco anos de "quarentena", em que seu uso será estudado.


Fonte: educacao.online@oglobo.com.br

Questão 12 (D12) - O texto lido possui como objetivo principal:


A. Alertar. B. Informar. C. Divertir. D. Instruir.

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO 13:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS
COMUNICADO

Por solicitação de Sua Excelência, o Governador do Estado, Dr. José Bonsai, a data de inauguração do Centro de Integração da Criança e do Idoso foi transferida do dia 29 de maio para o dia 5 de junho, às 15 horas.


Dr. João Paes Prado
Prefeito Municipal

Questão 13 (D12) - A finalidade do texto acima é:

A. Dar um aviso oficial.
B. Dar um aviso íntimo.
C. Expor uma lei.
D. Emitir um bilhete.

BLOCO 2

LEIA O TEXTO 1 PARA RESPONDER AS QUESTÕES 01 A 02.

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA
Entenda como os exercícios físicos são fundamentais para aliviar o estresse.

Que a prática regular de exercícios físicos faz bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas além dos benefícios de condicionamento garantidos pelo hábito, colocar o corpo em movimento é um aliado fundamental na luta contra o estresse, uma vez que deixar o sedentarismo significa fortalecer sua imunidade contra agentes de tensão. E então, que tal amenizar o estresse através da malhação?

Forças: do bem x do mal
Não é só caminhar, pedalar ou nadar que relaxa e dá sensação de bem-estar. Muitas pessoas preferem combater a tensão com outro tipo de força, a dos exercícios de impacto, como as artes marciais. Na verdade, a escolha por esse tipo de modalidade dá ao praticante a oportunidade de externar seus sentimentos, sem causar danos. Jiu-jitsu, judô, karatê, boxe e MMA (Artes Marciais Mistas): é só escolher qual combina mais com você para descarregar as energias.

De volta ao eixo
Na contramão dos exercícios de impacto, mas com o mesmo objetivo de ajudar a lidar com as tensões, respirar profunda e conscientemente, alongar o corpo, praticar ioga ou pilates são excelentes maneiras de mandar para longe aquilo que causa opressão. Comece já!
·         Sorriso intenso: quando sentir grande irritação, pare e resgate alguma lembrança que lhe provoque felicidade. Sorria de modo que a expressão se interiorize, percorrendo todo o seu ser.
·         Relaxe ombros e braços: com os braços estendidos ao longo do corpo, imagine estar segurando pesos que puxem seus ombros para baixo. Mantenha a posição por alguns segundo e solte os pesos, deixando a tensão se dissipar. Repita 5 vezes.
·         Sacudindo mãos e pés: balance as mãos e continue, incluindo os braços. Depois de um minuto, repita os movimentos só que com os pés e as pernas.

QUESTÃO 1 (D1) – Todas as alternativas abaixo apontam por que os exercícios físicos são fundamentais para aliviar o estresse, EXCETO:
A.    Fazem bem para saúde, com prática regular ou não.
B.     Garantem benefícios de condicionamento pelo hábito.
C.    Fortalecem a imunidade contra agentes de tensão.
D.    Deixam o sedentarismo de lado ao colocar o corpo em movimento.
QUESTÃO 2 (D6) – O assunto principal abordado no texto é:
A.    A importância das atividades físicas para emagrecer.
B.     Os benefícios que a atividade física traz para diminuição do estresse.
C.    A ação benéfica que as artes marciais trazem para o corpo.
D.    O efeito dos exercícios físicos para manutenção de uma boa forma.

 LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 03 E 04.

O que se pode comemorar no Dia Mundial da Água?

Passam-se os anos e a pergunta é a mesma: no Dia Mundial da Água, o que há para se comemorar, uma vez que dados da ONU apontam que mais de 780 milhões de pessoas, em todo o mundo, ainda, não têm acesso à água potável?
Talvez precisemos refletir sobre como o crescimento populacional, de certo modo desconectado de um processo continuado de educação para o uso sustentável dos recursos naturais, além da morosidade nas políticas públicas de acesso a água de qualidade, tem remetido milhões de pessoas.
Existe uma curva crescente da população para o consumo dos recursos naturais e, na contramão, há uma curva decrescente da qualidade destes recursos naturais, principalmente da água enquanto fonte de vida. Não se pode negar que hoje a temática de uso sustentável dos recursos naturais, com enfoque para a água como fonte de vida, está mais presente nas pautas de debate por todo o mundo. Talvez, pelo menos, isso se possa comemorar!
Mas também é verdade que há muitos chavões, muitos pronunciamentos em nome da sustentabilidade e poucas ações concretas para permitir acesso à água de qualidade, sobretudo para as populações mais sofridas. (...)


TEXTO 2
QUESTÃO 1 (D17) – No 1º parágrafo do texto, há uma frase que termina com um sinal de interrogação. A referida pontuação sugere ideia de:
A.    Reflexão.
B.     Dúvida.
C.    Ironia.
D.    Súplica.
QUESTÃO 3 (D7) – Pode-se afirmar que a tese do texto é:

A.    Devido a fatores geográficos ou a falhas políticos-educacionais, ainda existem milhões de pessoas sem acesso à água potável no mundo, o que não permite comemoração no dia da água.
B.     A grande morosidade das políticas públicas é fator determinante para o problema apresentado.
C.    Limitar o assunto somente a debates não resolve o problema da falta de água potável.
D.    Há grande parcela populacional empenhada no uso sustentável da água, o que se justifica devido a ações efetivas de preservação do recurso.
QUESTÃO 4 (D19) – No trecho “[...] o crescimento populacional [...], além da morosidade nas políticas públicas de acesso à água de qualidade, tem remetido milhões de pessoas”, a palavra destacada sugere uma ideia de:

A.    Adição.
B.     Contrariedade.
C.    Conclusão.
D.    Explicação.





TEXTO 3

Fuga de cérebros


A expressão “fuga de cérebros” faz referência aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho e que são dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, migrando de países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais desenvolvidos, que carecem de suas habilidades.
Aqueles mais especializados em suas áreas são, assim, atraídos por trabalhos no estrangeiro, tendo melhor remuneração, benefícios e reconhecimento, e ao mesmo tempo a oportunidade de desenvolver pesquisas, tecnologias e outras coisas para o país contratante. Os Estados Unidos, por exemplo, são grandes captadores de cérebros, mesmo tendo um grande número deles em seu território. Sua constante atração dos melhores pesquisadores do mundo tem como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser patenteadas pelos próprios norte-americanos, acumulando assim um crescente monopólio em vários segmentos. Essa é a razão fundamental de as inovações “começarem” nos EUA, sendo que, na verdade, muitas delas foram concebidas por indianos, árabes, europeus destacadamente especializados e capacitados. O Vale do Silício, localizado na Califórnia, região que engloba várias cidades, é um exemplo perfeito desse fenômeno, pois grande parte dos pesquisadores de lá não são americanos.
Já o país que perde tais cérebros, ao mesmo tempo, perde um grande potencial de inovações, que serão  desenvolvidas por seus nacionais para uma outra nação. Isso causa um enorme dano à economia e ao desenvolvimento de países pobres, que carecem desses profissionais e que poderiam fazer um ótimo uso de seus conhecimentos. (...)
Assim, o desafio de várias nações atualmente está em manter esses profissionais em seus próprios países, impedindo a tal “fuga de cérebros”, danosa não só para o desenvolvimento de nações mais pobres, mas que contribui ainda para aumentar as desigualdades já profundas entre os vários povos do globo. É imprescindível a adoção de políticas que tornem o país “doador de cérebros” um atrativo pólo de inovações científicas e tecnológicas. No caso do Brasil, é flagrante a falta de conexão entre as universidades e o mercado de trabalho e indústrias em geral. Realidade diferente do das economias desenvolvidas. Fonte: http://www.infoescola.com/trabalho/fuga-de-cerebros/ Acesso: Março/2013.


QUESTÃO 05 (D6) – A partir da leitura do texto, podemos deduzir que o tema é:

A.    Migração de profissionais especializados de países pobres para centro mais desenvolvidos.
B.     Migração de árabes, indianos e europeus para os Estados Unidos.
C.    Estudos científicos de cérebros de alto potencial.
D.    Planos emergenciais para manter profissionais de destaque em seus países de origem.
QUESTÃO 06 (D12) – O texto tem a finalidade de:

A.    Falar dos avanços tecnológicos.
B.     Veicular propagandas de países desenvolvidos.
C.    Incentivar profissionais especializados a permanecer em seus países de origem.
D.    Informar sobre a migração de profissionais para lugares de maior desenvolvimento e possibilidades.
QUESTÃO 07 (D15) – No trecho “é um exemplo perfeito desse fenômeno, pois grande parte dos pesquisadores de lá não são americanos”, o termo grifado apresenta o efeito de:

A.    Adição.
B.     Explicação.
C.    Oposição.
D.    Consequência.

TEXTO 4


Ao estudar a história colonial de nosso país, uma questão muito instigante se impõe: teria sido melhor para o Brasil ser colonizado por outro povo que não os portugueses? Afinal de contas, nosso país poderia ter sido francês ou holandês… Os séculos XVI e XVII assistiram a duas tentativas de colonização francesa na terra brasilis, a França Antártica e a França Equinocial. Por outro lado, os holandeses tiveram significativa presença na região nordeste durante o século XVII. (...)
Mas afinal, que colonizadores teriam sido melhores para o Brasil? Muitos acreditam que a colonização francesa ou holandesa teria possibilitado maior desenvolvimento para o país, atribuindo muitas de nossas mazelas sociais contemporâneas à má colonização lusitana. Evidentemente, não é possível saber o que teria acontecido caso essas iniciativas fossem bem sucedidas; podemos, é claro, imaginar como seria um Brasil francês ou holandês, mas sairíamos dos domínios da História, entrando no território da ficção. Não há como se analisar os “ses” em História. Ainda assim, podemos arriscar algumas conjecturas em torno dessas hipóteses. (...)
A bem da verdade, minha sincera opinião é que, nós, brasileiros, devemos muitíssimo a Napoleão Bonaparte. A ocupação de Portugal e a vinda da família real puseram o Brasil numa situação única na história dos países colonizados, transformando-o em sede do império lusitano durante uma década, ocasionando o enraizamento em nosso país de diversas instituições políticas, econômicas e culturais que desempenharam importante papel no posterior desenvolvimento do Brasil imperial e republicano. (Adaptado de: http://www.debatesculturais.com.br/portugueses-franceses-ou-holandeseshistorias- da-colonizacao-do-brasil/)


_________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 8 (D18) – Qual efeito de sentido estabelecido pela expressão “Mas afinal” na linha 6 do texto?

A.    Oposição.
B.     Causa.
C.    Indagação.
D.    Adição.
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QUESTÃO 9 (D14) – Marque a alternativa em que há uma opinião do autor no texto.

A.    “[...] nós, brasileiros, devemos muitíssimo a Napoleão Bonaparte”.
B.     “Os séculos XVI e XVII assistiram a duas tentativas de colonização francesa na terra brasilis”.
C.    “[...] os holandeses tiveram significativa presença na região nordeste durante o século XVII.”
D.    “[...] não é possível saber o que teria acontecido caso essas iniciativas fossem bem sucedidas.”
QUESTÃO 10 (D3) – O uso da palavra “ficção” na linha 10 diz respeito:

A.    A uma hipótese.
B.     A um fato imaginário.
C.    A um fato real.
D.    A uma opinião.


TEXTO 5

Os malefícios da cocaína

A cocaína é a droga que mais rapidamente devasta o usuário. Bastam alguns meses ou mesmo semanas para que ela cause um emagrecimento profundo, insônia, sangramento do nariz e corisa persistente, lesão da mucosa nasal e tecidos nasais, podendo inclusive causar perfuração do septo. Doses elevadas consumidas regularmente também causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e parada respiratória. No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa. A ação da cocaína no corpo é poderosa, porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo.
QUESTÃO 11 (D4) – De acordo com o texto lido, pode-se afirmar que a cocaína:

A.    É uma droga que produz incontáveis danos ao cérebro.
B.     É metabolizada lentamente pelo cérebro.
C.    Doses elevadas causam convulsões, paradas respiratórias e muito bem estar.
D.    É a droga que causa maiores danos à saúde.
QUESTÃO 12 (D3) –Em “A cocaína é a droga que mais rapidamente devasta o usuário”. A palavra sublinhada dá a entender que a cocaína:

A.    Destrói o usuário.
B.     Ajuda o usuário.
C.    Prejudica o usuário.
D.    Sensibiliza o usuário.
QUESTÃO 13 (D1) -  De acordo com o texto, o efeito da cocaína:

A.    Tem ação lenta no organismo.
B.     No corpo, afeta as áreas cardíacas.
C.    No cérebro, afeta as áreas motoras.
D.    Não causa sangramento nasal.

























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